R.Cássia Púlice
Este semestre discutiremos e estudaremos sobre Currículo em "Escola Espaço Político e Pedagógico III".
Nosso primeiro texto de referência: Indagações sobre Currículo - Currículo e desenvolvimento humano, de Elvira Souza Lima.

Minhas reflexões:


A escola cumprindo sua função educadora e transformadora tem procurado ao longo dos anos acompanhar o progresso que, inevitávelmente acontece nas sociedades, muito embora, por falta de condições e uma série de grandes problemas muito fique a desejar.  "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", essa máxima de Lavoisier nos remete à necessidade de transformações que perpassa nossa educação em função dos avanços científicos, tecnológicos e no modo de vida do ser humano.  Mediante a isso indagações são feitas sobre o Currículo, em prol de melhorias relevantes para a sociedade e, para o próprio desenvolvimento humano.
De acordo com Lima (2007, pg.18), o Currículo é um instrumento de formação humana, devendo visar à humanização de todos, introduzindo sempre novos conhecimentos. Esse instrumento deve ser projetado a partir das necessidades reais dos alunos, das suas experiências no cotidiano, da realidade social, da orientação dos professores e dos princípios gerais da prática pedagógica. O Currículo é um projeto, documento, e um instrumento poderoso para àqueles que se predispõem nessa luta incansável em busca de melhorias e progressos na educação.
Com ênfase em conhecimentos teóricos, científicos, artísticos e culturais, o Currículo deve ser abrangente respeitando as diversidades, as diferenças e as transformações na conformação social, política e cultural. A autora cita que, para haver o progresso humano deve-se ter uma relação dialética entre Biologia e Cultura chegando-se ao processo de humanização, referindo-se ao desenvolvimento cultural da espécie.
A cultura é fator de extrema importância nesse desenvolvimento, segundo Lima (2007, p.18) “O desenvolvimento cultural é função do momento histórico pelo qual passa a humanidade e do quanto cada país participa do acervo de cultura, tecnologia, ciências e bens disponíveis a um momento dado.” A criança, o jovem, o cidadão, tem em sua cultura, sua identidade, sua formação prévia e a constituição da função simbólica, sendo por meio dela que o ser humano pode construir significados e acumular conhecimentos. (Lima, 2007, p.27)
Tanto a escola, quanto seus gestores e educadores devem preparar-se para auxiliar seus alunos na aprendizagem, na evolução educacional. Para tanto, devem também adquirir novos conhecimentos e munirem-se de instrumentos pedagógicos que lhes dêem suporte para tal finalidade. Não só o Currículo, mas todo o ambiente escolar deve estar em sintonia para que haja interesse e desperte a curiosidade para o aprendizado. Lima cita que: “A aprendizagem é um processo múltiplo, isto é, a criança utiliza estratégias diversas para aprender, com variações de acordo com o período de desenvolvimento. Desta forma, todas as estratégias são importantes e não são mutuamente exclusivas.” (2007, p. 34 e 35)
Acompanhar a evolução humana e participar desse processo de desenvolvimento como atores, colaborando por meio do ensino, instigando a apropriação do conhecimento, é fundamental para o trabalho pedagógico.

 

 
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