Nosso primeiro texto de referência: Indagações sobre Currículo - Currículo e desenvolvimento humano, de Elvira Souza Lima.
Este semestre discutiremos e estudaremos sobre Currículo em "Escola Espaço Político e Pedagógico III".
Nosso primeiro texto de referência: Indagações sobre Currículo - Currículo e desenvolvimento humano, de Elvira Souza Lima.
  
   
  
Nosso primeiro texto de referência: Indagações sobre Currículo - Currículo e desenvolvimento humano, de Elvira Souza Lima.
Minhas reflexões: 
A  escola cumprindo sua função educadora e transformadora tem procurado ao  longo dos anos acompanhar o progresso que, inevitávelmente acontece nas  sociedades, muito embora, por falta de condições e uma série de grandes  problemas muito fique a desejar.  "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma",  essa máxima de Lavoisier nos remete à necessidade de transformações que  perpassa nossa educação em função dos avanços científicos, tecnológicos  e no modo de vida do ser humano.  Mediante a isso indagações são feitas  sobre o Currículo, em prol de melhorias relevantes para a sociedade e,  para o próprio desenvolvimento humano.
De  acordo com Lima (2007, pg.18), o Currículo é um instrumento de formação  humana, devendo visar à humanização de todos, introduzindo sempre novos  conhecimentos. Esse instrumento deve ser projetado a partir das  necessidades reais dos alunos, das suas experiências no cotidiano, da  realidade social, da orientação dos professores e dos princípios gerais  da prática pedagógica. O Currículo é um projeto, documento, e um  instrumento poderoso para àqueles que se predispõem nessa luta  incansável em busca de melhorias e progressos na educação. 
Com  ênfase em conhecimentos teóricos, científicos, artísticos e culturais, o  Currículo deve ser abrangente respeitando as diversidades, as  diferenças e as transformações na conformação social, política e  cultural. A autora cita que, para haver o progresso humano deve-se ter  uma relação dialética entre Biologia e Cultura chegando-se ao processo  de humanização, referindo-se ao desenvolvimento cultural da espécie. 
A cultura é fator de extrema importância nesse desenvolvimento, segundo Lima (2007, p.18) “O desenvolvimento cultural é função do momento histórico pelo qual passa a humanidade e do quanto cada país participa do acervo de cultura, tecnologia,  ciências e bens disponíveis a um momento dado.” A criança, o jovem, o  cidadão, tem em sua cultura, sua identidade, sua formação prévia e a  constituição da função simbólica, sendo por meio dela que o ser humano  pode construir significados e acumular conhecimentos. (Lima, 2007, p.27)
Tanto  a escola, quanto seus gestores e educadores devem preparar-se para  auxiliar seus alunos na aprendizagem, na evolução educacional. Para  tanto, devem também adquirir novos conhecimentos e munirem-se de  instrumentos pedagógicos que lhes dêem suporte para tal finalidade. Não  só o Currículo, mas todo o ambiente escolar deve estar em sintonia para  que haja interesse e desperte a curiosidade para o aprendizado. Lima  cita que: “A  aprendizagem é um processo múltiplo, isto é, a criança utiliza  estratégias diversas para aprender, com variações de acordo com o  período de desenvolvimento. Desta forma, todas as estratégias são  importantes e não são mutuamente exclusivas.” (2007, p. 34 e 35)
Acompanhar  a evolução humana e participar desse processo de desenvolvimento como  atores, colaborando por meio do ensino, instigando a apropriação do  conhecimento, é fundamental para o trabalho pedagógico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)





Postar um comentário
Fico muito feliz com sua visita e seu comentário.
Obrigada,venha sempre que puder.
Mil Bjks!